Taliban toma cidade estratégica na rota de Cabul

CABUL (Reuters) – Combatentes do Taliban no Afeganistão capturaram a cidade estratégica de Ghazni nesta quinta-feira, a nona capital provincial que tomam em uma semana e mais um avanço desde que a inteligência dos Estados Unidos disse que os insurgentes podem invadir a capital Cabul dentro de 90 dias.

Combatentes do Taliban se reúnem na cidade de Ghazni

A velocidade do avanço do Taliban provoca recriminações de muitos afegãos contra a decisão do presidente dos EUA, Joe Biden, de retirar as tropas de seu país e deixar o governo afegão lutando sozinho ao encerrar a mais longa das guerras norte-americanas.

Ghazni fica 150 quilômetros a sudoeste de Cabul, na antiga rota entre a capital e Kandahar, a segunda cidade mais importante do país. Os militantes ocuparam a sede da agência do governo de Ghazni depois de combates intensos, disse uma autoridade de segurança.

“Todas as autoridades de governo locais, incluindo o governador provincial, foram transferidas para Cabul”, disse o funcionário, que não quis ser identificado.

A luta também é intensa em Kandahar. O hospital municipal já recebeu dezenas de corpos de membros das Forças Armadas e de alguns combatentes feridos do Taliban, disse um médico na noite de quarta-feira.

Com as últimas forças estrangeiras lideradas pelos EUA programadas para partir até o final deste mês, o Taliban já assumiu o controle de cerca de dois terços do país.

(Da redação de Cabul)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH7B0V7-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.