TikTok está sendo usado para espalhar desinformação sobre vacinas contra Covid-19, diz grupo

Por Elizabeth Culliford

REUTERS/Mike Blake

(Reuters) – Um recurso do TikTok que permite que os usuários adicionem o áudio do vídeo de outra pessoa está sendo utilizado para promover informações falsas sobre vacinas contra Covid-19, afirmou um grupo de estudo.

O Instituto para Diálogo Estratégico, sediado em Londres e focado em estudos contra extremismo, analisou 124 vídeos que usaram áudio de quatro vídeos originais publicados no TikTok, incluindo dois que foram removidos pela rede social por violar regras de desinformação, para promover a disseminação de informações enganosas e medo sobre efeitos colaterais das vacinas. Os 124 vídeos tiveram mais de 20 milhões de visualizações.

Ciaran O’Connor, analista do centro de estudos, vinculou a disseminação de informações falsas que usaram o recurso “Sounds” do TikTok por mensagens de voz do WhatsApp que se espalharam durante a pandemia.

Vídeos virais em que os usuários conseguem criar seus próprios conteúdos retirando trechos de músicas e fala são parte central do TikTok. A empresa afirmou que avalia a violação de regras por vídeos e pode impedir que sejam usados no recurso Sounds por outros usuários.

O áudio de um dos vídeos em que um usuário afirma que o rápido desenvolvimento de vacinas contra Covid as tornou inseguras, além de comparações enganosas com outras doenças, já foi usado em mais de 4.500 vídeos, afirmou o instituto.

O TikTok afirmou que retirou do ar alguns dos vídeos que usaram o Sounds e tornou o recurso mais difícil para ser localizado em buscas depois de analisar os dados da pesquisa do instituto.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.