União Europeia estima que até 80% de sua população teve covid-19

Por Francesco Guarascio

BRUXELAS (Reuters) – A Comissão Europeia disse que estima que entre 60% e 80% da população da UE tenha sido infectada com Covid-19, no momento em que o bloco entra em uma fase pós-emergência na qual a notificação em massa de casos não é mais necessária.

Ao se preparar para essa fase menos aguda, os governos da União Europeia devem aumentar as imunizações de crianças contra a Covid-19, disse o órgão executivo do bloco, sinalizando que está considerando planos para desenvolver antivirais.

“Estima-se que entre 60% e 80% da população da UE já teve Covid”, afirmou a comissária de saúde da UE, Stella Kyriakides, em entrevista coletiva.

A agência de saúde pública da UE disse que os casos relatados abrangem cerca de 30% da população europeia até agora, mas se as infecções não relatadas fossem adicionadas, os casos poderiam chegar a 350 milhões, cerca de 77% da população europeia.

Com uma queda recente nas infecções e mortes relacionadas à Covid-19, a UE agora está se afastando dos testes em massa e da notificação de casos, disse Kyriakides, confirmando o que a Reuters informou na terça-feira.

Mas é provável que novos surtos de Covid-19 ocorram, já que o vírus deve sofrer mutações e, portanto, os países devem ter planos para voltar ao modo de emergência e intensificar as vacinações, segundo a comissão.

Em um documento que descreve a estratégia para a fase pós-emergência da pandemia, Bruxelas instou os governos a continuarem pressionando pela imunização dos não vacinados, especialmente crianças, antes do início do novo período escolar no outono do hemisfério norte.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.