Jogos Brasileiros para Transplantados começam nesta quinta em Curitiba

Começa nesta quinta-feira (1°) a 2ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados. Até domingo (4), o evento irá reunir 67 atletas transplantados de todo o País e da América Latina para competirem em sete modalidades: atletismo, corrida de rua ou caminhada, ciclismo, natação, tênis, tênis de mesa e triatlo virtual.

Foto: Levy Ferreira/SMCS

Esta edição dos jogos realizados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) terá a cooperação técnica da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), entidade que dá apoio e orienta as pessoas que passaram pelo procedimento em todo o Brasil.

As competições deste ano serão no Velódromo de Curitiba, no Centro de Esporte e Lazer Xaxim e no Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser (Oswaldo Cruz), no Clube da Gente de Santa Felicidade, no Centro Politécnico e no Parque Náuticos.

Vida nova

Os Jogos Brasileiros para Transplantados reúnem atletas que ganharam novo significado para sua vida. O principal objetivo é ressaltar a relevância da atividade física e aumentar a percepção do público sobre a importância da doação de órgãos. Sabe-se que no Brasil 43% das famílias ainda não permitem a doação.

A primeira edição dos Jogos dos Transplantados foi realizada em 2019. Depois, a competição foi suspensa por causa da pandemia da covid-19.

Provas

Os Jogos para Transplantados serão divididos em provas para adultos, juniores e crianças.

Os atletas da categoria infantil e junior, de todos os tipos de transplantes, competirão pelas seguintes faixas etárias (sem separação por gênero): Sub13 – até 13 anos (infantil) e Sub17 – 14 a 17 anos (junior).

As modalidades de competição infantil são o pentatlo infantil (circuito), que inclui as provas de lançamento de pelota (250g), lançamento de dardo (dardo plástico sem ponta, adaptado – 70cm/300g), corridas de 50m rasos e de agilidade (25m entre cones), salto em distância e nado livre 25m.

Para os juniores terá atletismo (100m, 200m, 400m e 800m), natação (livre 50m e 100m, peito 50m e 100m e costas 50m e 100m), tênis e tênis de mesa.

Adultos

Já os atletas adultos, independentemente do tipo de transplante, irão competir por gênero nas seguintes faixas etárias: 18-35, 36-49, + de 50 anos. Eles poderão optar por competir em até cinco provas nos jogos.

A modalidade atletismo terá cinco níveis: 100m, 200m, 400m e 800m. A corrida de rua ou caminhada será de 5 km. O ciclismo terá uma prova de 20 km. A natação terá as modalidades: livre (50m, 100m e 400m), peito (50m e 100m), costas (50m e 100m). Já as modalidades de tênis de quadra e tênis de mesa serão disputadas apenas na categoria simples.  As provas de triatlo virtual serão compostas por corrida, ciclismo e natação.

Jogos para Transplantados

Quinta-feira (1°)
18h30 – sessão solene de abertura
Local: CEL Dirceu Graeser – Praça Osvaldo Cruz (Rua Brigadeiro Franco, 2.335, Centro)

Sexta-feira (2)
A partir das 8h: ciclismo 
Local: Velódromo do Jardim Botânico (Rua Dr. Jorge Meyer Filho, 1.210)

A partir das 14h: tênis e tênis de mesa
Local: CEL Xaxim (Rua Ana Aparecida Lopos Canet, 4)

Sábado (3)
A partir das 8h30: provas da natação
Local: Clube da Gente de Santa Felicidade (Rua Daniel Cesário Pereira, 681)

A partir das 13h30: provas do Atletismo
Local: pista da UFPR (Centro Politécnico – Jardim das Américas)

Domingo (4)
A partir das 8h: credenciamento da corrida e caminhada. Largada às 9h
Local: Parque Náutico (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 12.205, Boqueirão)

Mais informações acesse o Link.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.