Levantamento aponta crescimento do número de casos de Síndrome Respiratória Aguda no Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizou um novo levantamento onde indica o crescimento no números de casos de Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) no Brasil. A análise, referente ao período de 9 a 25 de junho, engloba tanto a tendência de longo prazo (últimas seis semanas), como a de curto prazo (últimas três semanas).

REUTERS/Benoit Tessier

A prevalência entre os casos com resultados positivos para o vírus respiratórios foi de 2,4% para influenza A, 0,1% para influenza B, 7,6% para o vírus sincicial respiratório (VSR) e 77,6% para Sars-CoV-2 (covid- 19). Entre os óbitos, foi identificado 1,0% para influenza A, 0,1% para influenza B, 1,4% para o VSR e 94,5% para Sars-CoV-2.

Segundo a análise, na faixa etária de zero a quatro anos, a Covid-19 já se aproxima do observado para o VSR. Os vírus corresponderam a 36% e 39% das notificações. Sinais de desaceleração foram identificados na população adulta, porém ainda em situação de crescimento, sobretudo nas pessoas acima dos 50 anos.

Foi destacado pelo pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do boletim, que a possível interrupção do crescimento de casos sinalizada na edição passada da análise não se manteve. Ele ressaltou, ainda, que o sinal de interrupção se mantém nos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, com patamar elevado no Paraná.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.