Liberada nova rodada de pagamentos do PIS; veja quem recebe

A Caixa Econômica Federal libera, nesta terça-feira (29), a penúltima rodada de pagamento do abono salarial PIS, ano base-2020. Hoje, podem receber o benefício os trabalhadores de iniciativa privada nascidos em novembro e, no dia 31, os profissionais nascidos em dezembro.

No caso do Pasep, destinado aos servidores púbicos, o calendário de pagamento foi encerrado no último dia 24, contemplando aqueles com número final de inscrição 9. Para ambos os grupos, o prazo máximo para sacar o abono é 29 de dezembro deste ano.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, mais 1.671.810 de profissionais foram incluídos para receber o abono no início do mês. Com isso, a pasta prevê que mais de R$ 20 milhões sejam injetados na economia nacional.

Confira o cronograma completo:

PIS

Mês de nascimento   Data do pagamento
Janeiro    8 de fevereiro
Fevereiro  10 de fevereiro
Março  15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio  22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho15 de março
Agosto 17 de março
Setembro  22 de março
Outubro  24 de março
Novembro    29 de março
Dezembro  31 de março

Quem tem direito ao abono salarial? 

Têm direito ao PIS/Pasep todos os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2020 com a carteira de trabalho assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

O abono é pago de acordo com o período que o empregado esteve registrado e cada mês equivale ao valor de R$ 101. Trabalhadores de empresas privadas que têm conta corrente ou poupança na Caixa vão receber o depósito de forma automática, conforme o mês de nascimento. Demais beneficiários devem receber as quantias através da poupança social digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso as medidas anteriores não estejam disponíveis, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, unidades Caixa Aqui e agências bancárias, também conforme a data do mês de nascimento.

Já para os servidores públicos, os valores serão depositados pelo Banco do Brasil.

Informações de SBT News