O CastraPet Paraná (Programa de Esterilização de Cães e Gatos) passa por nove municípios até o próximo domingo (23), com a previsão de esterilizar gratuitamente mais de 1,4 mil animais. Nesta segunda-feira (17) os pets foram castrados em Rondon – o Paraná atinge a marca de 43 mil animais atendidos em 141 municípios do Estado desde 2019.
A ação é uma iniciativa promovida pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), e conta com o apoio das prefeituras, que cadastram as famílias beneficiadas.
O programa está inserido no contexto da saúde única, que relaciona a saúde animal com a do homem e o meio ambiente. Assim, ao contribuir para a redução da superpopulação de animais nas ruas, o procedimento também diminui o risco de abandono, maus-tratos e de zooneses.
O secretário Everton Souza diz que até o início do ano que vem o CastraPet Paraná atingirá 68% dos municípios. “Até março do ano que vem, chegaremos a 275 municípios atendidos. Os investimentos são de R$ 15,6 milhões desde 2019, oriundos do Tesouro Estadual e de emendas parlamentares”.
Para a cirurgia, é necessário que o animal esteja em jejum de alimentos sólidos por um período de oito horas antes do procedimento e de líquidos por, pelo menos, quatro horas. Após a castração, os tutores recebem orientação, medicação pós-operatória e os pets saem da cirurgia com microchip de identificação.
Confira os municípios que recebem o castramóvel nesta semana:
- 18 (terça-feira) – Indianópolis;
- 19 (quarta-feira) – Japurá;
- 20 (quinta-feira) – Floraí e Sarandi;
- 21 (sexta-feira) – Uniflor e Marialva;
- 22 (sábado) – Marialva, Colorado e Mandaguaçu;
- 23 (domingo) – Mandaguaçu e Santa Fé.
Informações da AEN