Mais de 20 milhões de brasileiros não têm coleta regular de lixo

Cerca de 20,8 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta regular de lixo, o equivalente a 9,5% da população, segundo relatório sobre descarte de resíduos sólidos divulgado, nesta terça-feira (14), pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Na Zona Rural, o problema atinge 18,8 milhões de pessoas, isto é, 56,7% dos moradores do campo.

A pesquisa também avaliou a coleta seletiva de lixo, que além de ajudar o meio ambiente, gera renda. Segundo diagnóstico da gestão técnica dos serviços de manejo de resíduos sólidos, na região Norte, apenas 12% dos municípios têm coleta seletiva. O serviço atende apenas 8% da população urbana da região.

Índice semelhante ao do Nordeste, onde apenas 145 municípios (7,6%) têm acesso à coleta. O destaque de boas práticas é da região Sul, com 663 municípios atendidos (77,9%), seguido pelo Sudeste, com 700 municípios (45,8%) e pelo Centro-Oeste, com 116 municípios (41,2%). Ao todo, são 66,2 milhões de moradores das zonas urbanas em condições de dar descarte correto ao lixo.

Informações de SBT News