Mais de 200 baleias encalham em praia na Austrália

Um grupo de cerca de 230 baleias encalhou próximo do porto de Macquarie, na costa oeste da Tasmânia — na Austrália –, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (21) pelo Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente local.

Reprodução/NRE Tas/SBT News

Especialistas em conservação marinha foram enviados para Ocean Beach, praia onde o ocorrido foi registrado, e trabalham no local junto com o Serviço de Parques e Vida Selvagem da Tasmânia e policiais da cidade de Strahan para resgatar as baleias sobreviventes; metade do grupo estaria viva.

De acordo com o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente, “a resposta ao encalhe nesta área é complexa”. “Se for determinado que há necessidade de ajuda do público em geral, um pedido será feito por várias vias. As baleias são uma espécie protegida, mesmo depois de mortas, e é uma ofensa interferir em uma carcaça”, acrescentou.

O departamento possui um manual de incidentes para ser seguido em casos como este. O documento foi submetido a “extensa revisão” após um encalhe em massa ocorrido em 2020.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.