Mais de 250 presos participaram do vestibular da UEL

No total, 254 presos prestaram o vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) neste domingo (6). As provas foram aplicadas dentro das unidades da região nas quais estão custodiados. Desde 2013, o sistema prisional participa do processo seletivo. Hoje, 39 detentos cursam o ensino superior no município, sendo 18 deles na UEL.

Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN

Segundo o diretor do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen), Francisco Caricati, 102 presos cursam o ensino superior no Paraná. “Nosso objetivo é fazer com que a pessoa que por algum motivo deu entrada no sistema penitenciário saia em condições de reestabelecer sua vida em sociedade, muito mais qualificada”, explicou.

A unidade com o maior número de presos inscritos no vestibular da UEL é a Penitenciária Estadual de Londrina (PEL) com 100 participantes, seguida da unidade 2 – a Penitenciária de Londrina (PEL2) – com 95 inscritos. Também participaram do processo seletivo presos da Casa de Custódia de Londrina (23), do Centro de Reintegração Social de Londrina (20) e do Escritório Social (16). 

O coordenador regional do Deppen, Reginaldo Peixoto, explica que, antes da pandemia, os presos participavam de cursos preparatórios para o vestibular, oferecidos em parceria com a própria UEL e com o Conselho da Comunidade, que auxiliava na compra dos materiais didáticos. Com o distanciamento social foi preciso adaptar os estudos e levá-lo para dentro das celas. 

Peixoto destaca ainda que os detentos que adentram o ensino superior apresentam uma taxa de reincidência menor. “Cerca de 200 presos em Londrina já tiveram a oportunidade de cursar a graduação e notamos que a taxa de retorno ao sistema prisional não chega a 3%, muito diferente daqueles que não participam de projetos de reinserção”, afirma o coordenador. 

Após aprovados no vestibular, os presos são avaliados pelas Comissões Técnicas de Classificação (CTC) das unidades penais e, em seguida, necessitam de autorização judicial para iniciar o curso, que pode ser na modalidade presencial ou a distância. 

Entre os cursos procurados estão Direito, Administração, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Medicina Veterinária, Nutrição, Serviço Social, Agronomia, Psicologia, Pedagogia, entre outros.

Informações da AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.