Massa de ar polar derruba as temperaturas no Brasil nesta semana

Os brasileiros que vivem no Sul, São Paulo, Minas e no Centro Oeste podem preparar os agasalhos antecipadamente. A partir desta segunda-feira (16), uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas. A previsão é de frio, neve e chuva congelante.

No decorrer da semana, os termômetros devem registrar temperaturas abaixo dos 10ºC em São Paulo, Florianópolis, Porto Alegre, Goiânia, Curitiba, Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Belo Horizonte. O reflexo da massa de ar também deve ser sentido pelos moradores de Rio Branco, Porto Velho e Palmas, com temperaturas abaixo de 20ºC.

De acordo com Cesar Soares, meteorologista da Climatempo, o grande diferencial deste frio intenso em boa parte do país é que haverá deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical, o que vai trazer umidade e possibilitar a ocorrência de eventos mais incomuns: queda de neve e precipitação da chamada “chuva congelante”.

Na Serra Gaúcha e em Santa Catarina, é esperada uma neve atípica, em pleno mês de maio, nos dias 17 e 18 (terça e quarta). Nos demais estados, o frio deve se intensificar de quinta a domingo (19 e 22), com previsão de geada em diversas áreas.

Informações de SBT News