Na noite mais fria do ano, cerca de mil moradores em situação de rua são acolhidos

A Prefeitura acolheu 1.025 pessoas em situação de rua na noite deste domingo (23), quando foi registrada a menor temperatura do ano, 7 graus. Trezentas delas procuraram o serviço espontaneamente para se proteger do frio.

Desde o início da pandemia, quando o município ampliou o atendimento 24 horas, aproximadamente 800 pessoas passaram a usar diariamente os abrigos do município.

Com a previsão de queda da temperatura, a Fundação de Ação Social (FAS) fez uma ação intensificada na noite deste domingo para localizar e oferecer acolhimento para pessoas que estavam nas ruas desprotegidas.

Durante o trabalho, que aconteceu das 18h às 22h, as equipes da FAS fizeram 138 abordagens sociais, 99 delas com base em pedidos que chegaram pela Central 156 e por telefone.

Em 32 situações, os educadores sociais estiveram no endereço indicado, mas já não havia ninguém no local. As equipes percorreram ainda nove roteiros de busca para localizar pessoas.

Cama e comida

De todos que foram abordados, 80 aceitaram acolhimento.

Mesmo com frio e a equipe oferecendo atendimento, 50 pessoas se recusaram a ir para os abrigos, onde podem dormir em camas, tomar banho quente, receber roupas limpas e se alimentar.

Adão de Deus foi abordado ao lado do Mercado Municipal, no Centro, e levado para a Casa de Passagem Rockfeller, no Rebouças. Há 25 dias em Curitiba, esta foi a segunda vez que o rapaz foi encontrado pelas equipes da FAS.

“Eu vim para cá para encontrar minhas duas filhas. Estou procurando emprego e se Deus quiser vai dar tudo certo”, disse ele ao entrar na Kombi do Resgate Social.  

Em função do estado de saúde, a FAS precisou encaminhar uma pessoa para atendimento médico e outra decidiu voltar para a família, depois de conversar com a equipe.

Durante a ação, os educadores sociais localizaram nas ruas um adulto e três adolescentes que são acolhidos pela FAS, mas estavam fora dos abrigos. 

Além disso, sete pessoas que estavam com seus animais de estimação foram abrigadas em unidades que possuem canis.

Ação intensificada continua

Com a previsão da continuidade do frio, a FAS manterá ações intensificadas nas noites desta segunda-feira (24/5) e terça-feira (25/5). Esse trabalho é desenvolvido sempre em que há previsão das temperaturas serem iguais ou abaixo de 9 graus.

Dezesseis equipes participam da ação, que acontece das 18h às 22h. Depois deste horário o trabalho é feito por sete equipes e segue o cronograma da Central de Encaminhamento Social, que funciona 24 horas.

População pode ajudar

A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. A FAS orienta que quem vir uma pessoa nesta condição entre em contato pelo telefone 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Informações da Prefeitura de Curitiba