Número de casos confirmados de covid registra queda de 16% em uma semana

O número de casos confirmados de covid-19 no mundo registrou queda de 16% na última semana. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (6), são do relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também apontou para a diminuição significativa nos óbitos pela doença (-43%).

Em números, os casos da semana passada chegaram a 9 milhões, enquanto 26 mil pessoas morreram devido a complicações da doença. Os novos registros elevaram o número total de infecções para 489 milhões e de óbitos para 6 milhões desde o início da pandemia, em março de 2020.

Apesar da queda, os pesquisadores alertaram que o registro deve ser interpretado com cautela, uma vez que a taxa de testes para detectar a doença caiu consideravelmente na grande maioria dos países, enquanto parte das contaminações não são identificadas pelos sistemas de vigilância epidemiológica. 

“Muitos países estão mudando progressivamente as estratégias de teste, resultando em menos diagnósticos e, consequentemente, menos casos detectados”, explica a organização. A diminuição de mortes, no entanto, deve-se principalmente ao avanço da cobertura vacinal.

Informações de SBT News