Número de casos confirmados de covid registra queda de 16% em uma semana

O número de casos confirmados de covid-19 no mundo registrou queda de 16% na última semana. Os dados, divulgados nesta quarta-feira (6), são do relatório epidemiológico da Organização Mundial da Saúde (OMS), que também apontou para a diminuição significativa nos óbitos pela doença (-43%).

Foto: Rovena Rosa | Agência Brasil

Em números, os casos da semana passada chegaram a 9 milhões, enquanto 26 mil pessoas morreram devido a complicações da doença. Os novos registros elevaram o número total de infecções para 489 milhões e de óbitos para 6 milhões desde o início da pandemia, em março de 2020.

Apesar da queda, os pesquisadores alertaram que o registro deve ser interpretado com cautela, uma vez que a taxa de testes para detectar a doença caiu consideravelmente na grande maioria dos países, enquanto parte das contaminações não são identificadas pelos sistemas de vigilância epidemiológica. 

“Muitos países estão mudando progressivamente as estratégias de teste, resultando em menos diagnósticos e, consequentemente, menos casos detectados”, explica a organização. A diminuição de mortes, no entanto, deve-se principalmente ao avanço da cobertura vacinal.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.