Número de casos investigados de hepatite desconhecida chega a 71 no Brasil

O número de casos investigados de hepatite aguda desconhecida subiu para 71 no país, segundo informado pelo Ministério da Saúde. Das 106 notificações, registradas até o último domingo (5), 34 foram descartadas, enquanto uma foi classificada como provável. A maioria das ocorrências foi relatada no sudeste.

Foto: Freepik

Segundo o balanço, o estado com mais suspeitas da doença é São Paulo, que atualmente conta com 16 casos. Em seguida, estão Minas Gerais (11), Ceará (9), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (6), Rio Grande do Sul (5), Santa Catarina (4), Rio Grande do Norte (3), Paraná (2), Mato Grosso (1), Maranhão (1), Paraíba (1), Pará (1) e Rondônia (1).

No último fim de semana, um menino de 11 anos morreu no Hospital da Criança, no Rio de Janeiro, com suspeita de hepatite aguda de origem desconhecida. A criança, que apresentou sintomas como náusea e vômito, deu entrada no Hospital Ferreira Machado, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos.

De acordo com os médicos, os exames do menino afastaram a possibilidade de hepatite tipo A, B e C e também dengue e coronavírus. Os resultados, na verdade, demonstraram a presença de uma inflamação hepática, apresentando critérios para infecção provável da nova doença. O caso, no entanto, segue em investigação.

Análises preliminares da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o quadro clínico da hepatite aguda desconhecida consiste em inflamação do fígado e inclui elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Alguns casos também provocaram insuficiência hepática e necessitam de transplante. A doença acomete, sobretudo, menores de idade.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.