Número de empregos no setor de turismo registra alta de 9,7% em julho

A retomada do setor do turismo já resultou na segunda maior expansão de empregos no Brasil. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), houve alta de 9,7% na força de trabalho formal em julho, fazendo com que o setor fique atrás apenas do segmento da construção civil, que aumentou 11,5% no mês.

Foto: Pixabay

Nos seis primeiros meses da pandemia, em 2020, a queda abrupta da atividade levou o turismo a eliminar 469,8 mil vagas formais – um encolhimento equivalente a 12% da força de trabalho nas atividades. Com a retomada gradual, o setor apresentou recuperação robusta e repôs, no acumulado de outubro de 2020 a julho de 2022, mais de 380 mil vagas.

Os ramos de bares e restaurantes e serviços de hospedagem estão entre os destaques com 281,5 mil e 68,9 mil vagas criadas, respectivamente. Segundo a CNC, desde maio do ano passado, os saldos mensais entre admissões e desligamentos se mostraram positivos.

“Nesse ritmo, a expectativa da CNC é que o turismo brasileiro restabeleça as 89,6 mil vagas restantes e iguale o nível de ocupação pré-pandemia já a partir do início do período de contratações para a próxima alta temporada”, analisa o economista Fabio Bentes. A expectativa é que, até o fim de 2022, 322,6 mil postos de trabalho sejam criados.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.