Número de mortes por covid já ultrapassa 1 milhão em 2022, diz OMS

O número de mortes por covid-19 já ultrapassou 1 milhão entre janeiro e agosto deste ano. Segundo boletim atualizado da Organização Mundial da Saúde (OMS), o cenário acontece em meio à estagnação da vacinação em alguns países, bem como a distribuição ainda desigual de imunizantes às nações mais pobres.

“Não podemos dizer que estamos aprendendo a conviver com a covid quando 1 milhão de pessoas morreram com covid-19 só este ano, quando temos todas as ferramentas necessárias para prevenir essas mortes”, disse o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom.

Ele reforçou a importância de manter os esforços para imunizar 70% da população de cada país com ao menos uma dose. Segundo ele, 10 países ainda têm apenas 10% de cobertura vacinal. Destes, a maioria sofre com crises humanitárias, o que limita o acesso adequado à compra de imunizantes e à promoção de campanhas de saúde.

“Muito mais precisa ser feito. 1/3 da população mundial permanece não vacinada, incluindo dois terços de profissionais da saúde e 3/4 dos idosos em países de baixa renda. Mais uma vez, pedimos a todos os governos que fortaleçam seus esforços para vacinar a população, a caminho de 70% de cobertura vacinal”, afirmou Tedros.

Informações de SBT News