Número de refugiados da Ucrânia na Europa sobe para 3,8 milhões

A ofensiva russa na Ucrânia já deixou, em pouco mais de quatro semanas, 3,8 milhões de refugiados na Europa. Com constantes ataques e bombardeamentos aéreos, milhares de pessoas também continuam se deslocando entre as cidades do país para conseguir atravessar a fronteira. A movimentação, segundo a comunidade internacional, é a maior desde a Segunda Guerra Mundial.

A maioria dos civis segue procurando abrigo em países fronteiriços e a Polônia está entre os principais destinos, tendo recebido mais de 2,2 milhões de pessoas. Em seguida, estão Romênia (586 mil), Moldávia (381 mil), Hungria (349 mil), Eslováquia (272 mil), regiões da Rússia (271 mil) e Belarus (6,3 mil). Do total de refugiados, cerca de metade é composta por crianças e adolescentes.

Além disso, a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 7 milhões de pessoas estejam deslocadas dentro da Ucrânia, onde passam por situações de fome e frio. Na última semana, a entidade informou que ao menos 1.035 civis morreram e 1.650 ficaram feridos devido ao conflito militar entre os países. O número, no entanto, pode ser maior, uma vez que o recebimento de informações está instável.

As negociações entre a Rússia e a Ucrânia devem ser retomadas ainda nesta segunda-feira (28), em Istambul, na Turquia. Apesar das conversas anteriores não terem resultarem em maiores avanços para um possível cessar-fogo, as delegações se mostraram mais confiantes depois que o governo ucraniano anunciou que está preparado para discutir a adoção de uma posição neutra, uma das exigências russas.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.