Número de refugiados ucranianos devido à guerra atinge 8 milhões

O número de refugiados ucranianos no mundo ultrapassou a marca dos 8 milhões, nesta quinta-feira (23), devido ao avanço das forças russas no país. De acordo com o programa de monitoramento da Organização das Nações Unidas (ONU), mais da metade do grupo permanece no continente europeu, mas apenas 3,5 milhões estão inscritos em programas de proteção temporários.

Assim como registrado desde o início do conflito militar, a Polônia continua sendo o país que mais recebe refugiados procedentes da Ucrânia, contabilizando a mais de 4,1 milhões de pessoas. Outras nações como Hungria (814 mil), Romênia (691 mil), Moldávia (507 mil) e Eslováquia (525 mil) também seguem recepcionando os civis, assim como regiões russas, que já chegam a marca de 1,3 milhão.

A marca atinge a previsão feita por membros da ONU, no mês passado, devido ao prorrogamento das negociações de cessar-fogo, congeladas desde março. O número é o dobro da primeira projeção feita pela organização no início da ofensiva, em 24 de fevereiro, quando 4 milhões de deslocados eram esperados. Na data, a cifra já era considerada como a maior movimentação na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

No início do mês, o Conselho de Segurança voltou a alertar sobre o aumento de casos de violência sexual na Ucrânia, que já conta com 124 denúncias em diversas cidades em conflito. Outro ponto analisado foi o tráfico humano, uma vez que falsos voluntários costumam se aproveitando de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Durante a reunião, a representante especial sobre violência sexual em conflito, Pramila Patten, afirmou que os dados disponíveis representam “apenas a ponta do iceberg”. “Não precisamos de dados concretos para uma resposta humanitária ampliada, nem para que todas as partes apresentem medidas preventivas”, disse ela, lembrando que é importante garantir a segurança da população local.

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.