OMS alerta para disseminação de variantes e aumento de casos de covid

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta sobre o aumento significativo de casos de covid-19 no mundo. Segundo boletim epidemiológico, nas últimas seis semanas, o número de infecções relatadas passou de 3 milhões semanais para 6 milhões, tendo como base a alta disseminação de variantes, sobretudo da sublinhagem da ômicron.

“Nas últimas seis semanas, o número semanal global de casos notificados de covid-19 quase dobrou. As mortes também estão aumentando, mas no momento, não tão rapidamente quanto os casos. No entanto, mais casos significam que podemos esperar mais internações e mortes nas próximas semanas”, disse o secretário-geral da OMS, Tedros Adhanom. 

Ele explicou que existem várias sublinhagens da variante ômicron, mas que a BA.5 está em destaque, uma vez que a cepa apresenta a maior transmissão detectada até o momento. Apesar da sublinhagem ser conhecida, ele avisou que testes continuam sob andamento e que ainda não é possível identificar a taxa de mortalidade provocada pelo vírus.

“Essa pode ser uma nova versão das variantes que já conhecemos, ou algo completamente novo. Sabemos que para qualquer variante futura se tornar generalizada, ela deve ser mais transmissível do que as variantes anteriores”, disse Tedros. “Vamos precisar de mais vacinas que sejam melhores na proteção contra infecções”, frisou.

Informações de SBT News