OMS confirma mais de 5 mil casos de varíola dos macacos no mundo

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta terça-feira (5), que mais 5,3 mil casos de varíola dos macacos foram confirmados no mundo. O número é 50% maior do que o registrado na semana anterior pela entidade, quando um total de 3,4 mil ocorrências da doença foram notificadas.

“A OMS segue pedindo aos países que prestem atenção especial aos casos de varíola dos macacos, para tentar limitar as contaminações”, disse Fadela Chaib, porta-voz da entidade. Segundo ela, a Europa segue sendo a região mais afetada pelo vírus, com 53 países atingidos e 85% do total das notificações.

A explosão de casos da varíola dos macacos fez com que o vírus fosse avaliado como moderado, uma vez que essa é a primeira vez que as infecções são relatadas simultaneamente em quase todo o mundo. A ampla disseminação dos casos indica que o vírus circulou abaixo dos níveis detectáveis pelos sistemas de vigilância.

No Brasil, o Ministério da Saúde já confirmou 76 infecções pela doença, sendo 52 em São Paulo, 16 no Rio de Janeiro, dois no Rio Grande do Sul, dois em Minas Gerais, dois no Ceará, um no Rio Grande do Norte e um no Distrito Federal. No Rio, o governo já confirmou a transmissão local do vírus.

Informações de SBT News