Para eliminar ansiedade de alertas, Google testa ‘notificações ambientais’

A Google tem, discretamente, realizado experiências para um novo sistema de notificação ambiental para dispositivos domésticos inteligentes. Chamados de Little Signals ou “pequenos sinais” em tradução literal, o conceito remove sinos e sons estridentes e busca alertar o usuário por notificações ambientais. Sombras em movimento, toques físicos ou sopros de ar seriam os alertas aplicados para os usuários. 

Foto: Divulgação/Google

Com isso, a empresa de Moutain View desenvolveu seis dispositivos conceituais que imitam objetos do cotidiano, como os ponteiros em movimento de um relógio, ou um apito de uma chaleira.

A Google visa esse conceito como uma computação ambiente que atinja os sentidos de maneiras mais sutis e suaves, diferente dos ‘barulhentos’ alertas e notificações. Como demonstrado no vídeo de divulgação, há também um braço que dá suaves toques em um frasco de vidro, neste caso seria um medicamento, para alertar o usuário que seria hora de tomar seu remédio.

O projeto foi desenvolvido com colaboradores externos e conta com a participação de outros produtos da marca, como no navegador Chrome e o sistema operacional Android.

Entre os experimentos estão um criador de personagens de mangá com ajuda do aprendizado de máquina e uma ressonância magnética da Terra, que é uma representação artística dos danos provocados no planeta, além de um mergulho profundo em 3D nos manuscritos de Timbutktu.

A Google não dá indicação sobre o lançamento destes produtos ambientais inteligentes.

Com informações do portal SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.