Passa a valer regra que obriga postos a mostrar preços com dois dígitos

A partir deste sábado (07.mai), os postos de combustíveis serão obrigados a mostrar os preços, nos painéis e nas bombas, com apenas dois números depois da vírgula. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que vai multar quem não cumprir a nova regra.

(Reprodução)

O painel, na frente dos postos de combustíveis, já mostra os preços da gasolina, etanol e diesel, com apenas dois números. Nas bombas, o terceiro dígito pode aparecer, mas tem que ser zero, precisando estar travado na hora do abastecimento.

O presidente do Sindicato dos Donos de Postos de Combustíveis (Sindivarejista) no Distrito Federal, disse que a diferença, no entanto, é pequena. “Algumas pessoas reclamavam que a última casa era uma forma de enganar a população. Não creio nisso, tanto é que, se você tira uma última casa, está tirando menos de um centano nos preços”.

Em algumas cidades, a gasolina já beira os R$ 9. Apesar da escalada de preços, a ANP afirma que o valor praticado pela Petrobras está defasado em relação ao mercado internacional. Os economistas avaliam que a tendência é de aumento de preços nos próximos meses. Para Jackson de Toni, professor de políticas públicas e economista do IBMEC, as pessoas terão que adotar novos hábitos. “No curto prazo não tem jeito a não ser reacomodar o orçamento das famílias e das empresas: gastar menos em combustível, usar mais transporte público, achar formas alternativas de locomoção”.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.