Podcasts trazem discussões sobre trabalho e carreira

O mundo está vivendo a nova era do rádio com a ascensão dos podcasts. Segundo uma pesquisa realizada pelo site Statista em 2021, Suécia, Irlanda e Brasil eram os países que mais escutavam esse tipo de conteúdo. O levantamento constatou que mais de 40% dos brasileiros já utilizaram os áudios das plataformas para se manterem informados durante o dia. 

Foto: Pexels/ George Milton

Não há como negar que os podcasts estão caindo cada vez mais na graça do povo e o motivo são os debates, as dicas e as orientações que os criadores de conteúdo trazem sobre diferentes assuntos, inclusive sobre mercado de trabalho e carreira. Temas relacionados ao âmbito profissional costumam chamar a atenção dos ouvintes, principalmente daqueles que estão ingressando na vida profissional. 

É possível encontrar canais de áudio que falem sobre marketing, empreendedorismo com histórias de sucesso, entrevistas descontraídas, debates sobre salários, conversas sobre o mercado freelancer e startups nacionais. 

E o melhor de tudo é que, por serem conteúdos acessíveis, é possível ouvi-los enquanto realiza atividades domésticas ou até mesmo após concluir as tarefas do trabalho como atender os clientes, elaborar diagramas na Miro e preencher relatórios.

Sem Receita Pronta

Criado pela agência Midiaria.com, o podcast “Sem Receita Pronta” aborda temas relacionados a marketing, branding e comunicação. Os episódios vão ao ar quinzenalmente às quintas-feiras e contam com o head de Comunicação e Estratégia da Midiaria, Kleber Pinto, como host. 

O programa está em sua segunda temporada e traz diferentes profissionais e executivos da área da comunicação como convidados. Jornalistas, publicitários, redatores, especialistas e diretores falam sobre o ramo em que atuam, contam como funciona o mercado de trabalho atual e até compartilham um pouco de suas jornadas pessoais para inspirar os ouvintes. 

De Carona na Carreira 

O “De Carona na Carreira” é um podcast semanal que vai ao ar todas as quintas-feiras. Com apresentação da consultora e palestrante Thais Roque, o canal entrevista famosos e executivos de diferentes áreas, abordando detalhes da jornada profissional do convidado até o sucesso. 

Entre os nomes que já marcaram presença no programa estão a apresentadora Xuxa, a bailarina Ingrid Silva, a modelo plus-size Rita Carreira, a escritora Thalita Rebouças e o jornalista Hugo Rocha, também conhecido como Hugo Gloss. 

A partir da história de vida profissional dos convidados, o podcast dá dicas e ensinamentos sobre carreira, empreendedorismo e até mesmo saúde mental. 

Café com ADM

Eleito como o melhor podcast na categoria de negócios pela plataforma Podbean, em 2019, o “Café com ADM” tem apresentação do CEO do portal Administradores.com, Leandro Vieira. Os episódios costumam ter um pouco mais de 40 minutos e contam com a presença de especialistas e empreendedores de diferentes frentes do mercado de trabalho. 

Mário Ségio Cortella, João Kepler e Augusto Cury são alguns dos nomes que já passaram pelo portal. O podcast totaliza mais de 200 episódios de bate-papos descontraídos com o propósito de provocar reflexões sobre diversos temas do âmbito profissional. 

Quinto Dia Útil

O podcast “Quinto Dia Útil” vem com a proposta de trazer ensinamentos de forma descomplicada sobre a remuneração no mercado de trabalho. Criado em 2019 pela empresa de consultoria empresarial Carreira Muller, o canal já conta com quase cem episódios. 

Bem-humorado e descontraído, o podcast traz convidados especializados em diversas áreas para debater salários e RH. Os conteúdos vão ao ar todas as quintas-feiras e têm duração de pouco mais de uma hora. 

Frila Podcast 

O mercado de trabalho freelancer pode deixar muitas dúvidas e, pensando nisso, o “Frila Podcast” foi criado. O canal é apresentado pelo ilustrador Lucas Gini e conta com diversos convidados para falar sobre as áreas em que atuam, incluindo rotina, horários, salários e até mesmo os clientes. 

O programa já contou com a presença de designers, tatuadores, escritores, figurinistas, diretores de arte, gestores de conteúdo, comediantes, oceanógrafos e muito mais. Os episódios duram de 40 minutos a duas horas e trazem debates descontraídos sobre o universo freelancer. 

Like a Boss

Apesar do nome em inglês, o “Like a Boss” é um podcast brasileiro sobre diferentes temáticas do empreendedorismo no universo das startups. O programa possui formato de série e, a cada nova temporada, seis conversas abordam diversos assuntos com líderes e fundadores de empresas inovadoras. 

Os idealizadores do projeto são os CEO do Grupo Caelum Alura e da Vindi, Pedro Silveira e Rodrigo Dantas, respectivamente. A proposta principal do podcast é levar para os ouvintes um pouco mais sobre a história, rotina e tomadas de decisões de diferentes profissionais de startups nacionais.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.