Operação da PF combate quadrilha que usava imóveis de luxo para lavar dinheiro do tráfico

A Polícia Federal e a Receita Federal deflagraram nesta terça-feira (15) a Operação Vertigem, que tem como objetivo reprimir e desarticular esquema de lavagem de dinheiro operacionalizado por meio da negociação e aquisição de apartamentos de alto padrão na cidade de Balneário Camboriú (SC), que foram subsidiados com recursos oriundos do tráfico internacional de drogas.

(Divulgação PF)

Foram expedidos cinco mandados de busca e apreensão para cumprimento nas cidades de Itajaí (SC), Balneário Camboriú (SC) e Arapongas (PR). 

Também foi decretado o sequestro de um imóvel de luxo que é objeto da lavagem de dinheiro.

As investigações revelaram que o esquema criminoso se deu mediante a realização de negócios jurídicos fraudulentos custeados com dinheiro de procedência ilícita, havendo ainda o subfaturamento do valor dos imóveis e a utilização de “laranja” como forma de ocultar a identidade do real adquirente, que seria um narcotraficante internacional chefe do  grupo criminoso responsável pela remessa de diversos carregamentos de cocaína para a Europa através do Porto de Paranaguá.

Em relação a um dos imóveis objeto da lavagem, verificou-se indícios do envolvimento da construtora responsável pelo empreendimento, consubstanciado no fato de ter recebido grande quantia de dinheiro em espécie sem qualquer formalização contratual ou a devida comunicação aos órgãos competentes. 

O trabalho é um desdobramento da Operação Enterprise, deflagrada pela Polícia Federal em novembro de 2020 em diversos Estados da Federação e no exterior para combater um conglomerado de Organizações Criminosas vocacionadas ao crime de tráfico internacional de drogas. A investigação deflagrada hoje recai sobre a lavagem de dinheiro perpetrada por um dos principais integrantes desta estrutura criminosa desmantelada na Operação Enterprise.

Os investigados responderão pelo crime de lavagem de dinheiro, com penas que podem variar de 3 a 10 anos para cada ação perpetrada. 

Informações da Polícia Federal.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.