“Cobrem a Petrobras”, diz bolsonaro sobre reajustes nos preços

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 5ª feira (17.mar), em resposta à determinação da Justiça para que o governo explique o aumento nos preços dos combustíveis, que não tem interferência no comando da Petrobras, e pediu que a empresa seja cobrada sobre os reajustes.

“Eu deixo claro pra Justiça brasileira, eu não tenho ascendência sobre a Petrobras. Se eu quiser trocar hoje o presidente da Petrobras, eu não posso trocar. Se eu quiser trocar hoje um diretor da Petrobras, eu não posso trocar. A Petrobras é praticamente independente, então cobrem da Petrobras”, disse Bolsonaro em sua live semanal.

Ainda segundo o presidente, se o Brasil tivesse disponíveis mais três refinarias, o país seria autossuficiente em petróleo. “O grande problema do Brasil, é que nós somos, entre as 10 maiores economias do mundo, a única que não refina todo o seu petróleo, basicamente porque não foi feita a refinaria do Maranhão, nem a do Ceará, nem a Comperj do Rio de Janeiro”, afirmou Bolsonaro.

“Um prejuizo de mais de R$ 100 bilhões onde não se refina nada, então nós temos que comprar por volta de 25% do diesel e da gasolina refinados lá fora, que vem pra cá com preço mais caro. Se essas três refinarias tivessem sido concluidas, hoje nos seriamos superavitários em diesel e gasolina e estariamos exportando. isso não aconteceu, infelizmente”, lamentou o presidente.

Informações do portal SBT NEWS