TRE distribui urnas eletrônicas aos locais de votação no Paraná

Mais de 60 vans dos Correios foram cedidas ao Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para a distribuição das urnas eletrônicas em Curitiba. Os trabalhos começaram às 7 horas e todas as seções eleitorais da capital receberam os dispositivos até as 10 horas. O presidente do Tribunal, desembargador Emanuel Coimbra de Moura, participou do evento.

Foto: Divulgação/TRE-PR

“O eleitor não sabe a engenharia que é preparar e organizar uma eleição. Desde a manhã estamos acompanhando todos os trabalhos com todo o carinho, estamos encaminhando as urnas para os 5 mil locais de votação no Paraná, são mais de 30 mil urnas eletrônicas preparadas para receber o voto desses eleitores”, assegura o desembargador. Ele também lembra que foram contratados seguranças particulares que ficarão durante todo o sábado, domingo (2) e segunda-feira (3) garantindo a segurança e a tranquilidade durante as eleições.

Uma das urnas eletrônicas foi entregue pessoalmente pelo presidente do TRE-PR, no Lar dos idosos Tarumã, em Curitiba, na manhã deste sábado (1º). “Nós não podemos deixar à margem do processo os que querem, e que podem, participar da grande festa que é a eleição para exercer o seu direito à cidadania. É isso que nos motiva a trazer uma urna eletrônica, de forma inédita no país, até aonde as pessoas estão”, ressaltou o presidente.

Um dos moradores da instituição, Wilson Moreira destacou que há 12 anos não é mais obrigado a votar, mas faz questão de exercer a cidadania. O programa Cidadania Plena facilita o voto e amplia a participação da sociedade no processo eleitoral.

“Assim como eu, outras pessoas têm sequelas e limitações psicomotoras e não conseguem caminhar. Temos cadeirantes e muitos idosos aqui. Então colocar urnas no asilo é de grande importância, é uma ação muito bonita porque facilita para muitos que não iriam votar por limitações. É uma atitude elogiável do TRE” comentou o idoso.

Em Curitiba, há 415 locais de votação e 3.984 seções eleitorais, que tiveram as urnas transportadas por 65 veículos dos Correios.

Paraná

Em razão das distâncias de alguns locais de votação situados em áreas rurais, a logística no interior será outra. A entrega também começou às 7 horas deste sábado, mas a previsão para o fim da distribuição é às 13 horas. O Paraná contará com 4.768 locais de votação e 25.856 seções eleitorais.

Em algumas situações excepcionais, a entrega aconteceu já na sexta-feira, como no caso de ilhas, localidades rurais de difícil acesso e escolas Adventistas. Nos municípios do interior do Paraná, a distribuição das urnas também será feita pela empresa JLM de Almeida, empresa vencedora da licitação.

Logística

A contratação prevê a utilização de 737 veículos em todo o estado, sendo 312 de responsabilidade dos Correios e 425 da empresa JLM de Almeida. No Paraná, a soma de urnas transportadas por estas duas empresas é de 22.941.

Ainda há zonas que fazem o transporte de urnas por conta própria, através de convênios com prefeituras ou com o auxílio dos colaboradores nomeados (administradores de prédio/presidentes de mesa). A quantidade de urnas transportadas dessa forma totalizou 2.937.

Saiba tudo sobre as eleições:

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.