Facebook suspende conta de Trump até 2023

Por Elizabeth Culliford

.

(Reuters) – O Facebook baniu o ex-presidente norte-americano Donald Trump de sua plataforma até ao menos janeiro de 2023 nesta sexta-feira, e anunciou mudanças na forma como tratará líderes mundiais que violam as regras no futuro.

A empresa disse que a suspensão, que durará no mínimo dois anos a contar de 7 de janeiro, data de seu bloqueio inicial na esteira do ataque ao Capitólio dos EUA, só será cancelada se o risco à segurança pública tiver diminuído. Trump classificou a suspensão como “um insulto” aos norte-americanos que o apoiam.

A nova data priva Trump de um grande espaço nas redes sociais antes das eleições de meio de mandato de novembro de 2022, quando seu partido disputará assentos no Congresso – mas significa que ele pode conseguir voltar ao Facebook bem antes da próxima eleição presidencial, no final de 2024.

Trump foi banido permanentemente pelo Twitter e segue suspenso do YouTube. O ex-presidente, que nesta semana encerrou seu blog recém-lançado, insinuou planos de lançar uma própria plataforma, mas sua equipe deu poucos detalhes.

“Dada a gravidade das circunstâncias que levaram à suspensão do senhor Trump, acreditamos que suas ações constituíram grave violação de nossas regras, o que justifica a maior penalidade disponível conforme os novos protocolos de aplicação”, disse Nick Clegg, chefe de assuntos globais do Facebook.

Em maio, o conselho de supervisão independente do Facebook manteve o bloqueio inédito da empresa a Trump, que foi aplicado porque suas postagens estavam incitando a violência. O conselho, porém, determinou que é errado tornar o banimento indefinido e pediu uma “reação proporcional”.

(Por Elizabeth Culliford e Akanksha Rana)

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH5314W-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.