Fim do pedágio no Paraná é apenas o começo da busca por uma tarifa mais justa

No último fim de semana foram encerrados todos os contratos com concessionárias de pedágio no estado do Paraná que pertenciam ao Anel de Integração. O Estado ficará, pelo menos, um ano sem a cobrança da tarifa nas rodovias. Essa foi uma vitória dos deputados da Assembleia Legislativa do Paraná, que barraram a taxa de outorga do Governo Federal e continuam trabalhando para definir quais serão os próximos passos para que a população tenha acesso a um valor de pedágio justo.


Foram mais de 18 audiências públicas realizadas pela Assembleia, em todas as regiões do estado, para debater o modelo de pedágio proposto pelo Governo Federal. A população dos municípios pôde participar dos debates e reivindicar a menor tarifa possível, sem limite de desconto e com garantia de obras nas rodovias. 

Os deputados ouviram os pedidos da comunidade e mobilizaram esforços para barrar a taxa de outorga, que seria como um “novo imposto” para os paranaenses, e para conseguir a licitação pelo menor preço possível. Sendo assim, os contratos com as prestadoras de serviços foram encerrados e os serviços de emergência não serão mais responsabilidade das concessionárias.

O trabalho continua

Ainda há muito trabalho a ser feito em relação ao novo modelo de pedágio. Para auxiliar nos futuros passos, a Assembleia firmou uma parceria com a OAB-PR, para realizar uma análise do novo edital de licitação e garantir que os direitos da comunidade sejam respeitados.

Além disso, especialistas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), também irão auxiliar o legislativo, avaliando a questão das obras propostas pelo Ministério da Infraestrutura, Empresa de Planejamento e Logística (EPL) e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O objetivo é analisar os custos e o impacto na economia no geral.

Outra discussão prevista trata sobre o degrau tarifário, que pode aumentar os preços em 40% após as obras de duplicações e instalações das 15 novas praças de pedágios. A Assembleia está comprometida com a população na luta por um pedágio mais justo e estradas de qualidade.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.