Jaime Lerner: morte do ex-governador rende homenagens de amigos

O ex-governador e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner, morreu nesta quinta-feira (27) em decorrência de complicações de doença renal crônica. Ele estava internado no Hospital Evangélico Mackenzie depois que apresentou quadro de febre.

Reprodução/Instagram

Políticos, amigos e familiares prestaram as últimas homenagens ao arquiteto e urbanista que, durante sua primeira gestão como prefeito, consolidou as transformações da cidade e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo, reconhecido internacionalmente pela sua eficiência, qualidade e baixo custo.

Restrita apenas a familiares e amigos próximos para evitar aglomerações, o velório é realizado na Capela Israelita do bairro Água Verde, na capital. Às 15 horas, o corpo segue para o Cemitério Israelita do Santa Cândida, onde será sepultado também sem a presença de público.

Veja a repercussão da morte de Jaime Lerner:

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, decretou luto oficial por três dias em razão da morte de Jaime Lerner.

“Nossas condolências à família e amigos do ex-governador Jaime Lerner. O Paraná perde um grande cidadão, que ajudou a transformar Curitiba e o Estado. Os nossos corações, marca que por muito tempo ele usou, estão juntos neste momento de profunda dor e tristeza para todo o povo do Paraná”, disse o governador.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, lamentou a morte do amigo.

“Foi grande e foi nosso. Um homem é eterno quando sua memória permanece. O coração curitibano é parte do legado de Jaime Lerner. Famoso e consagrado urbanista também no mundo. Costumava dizer com entusiasmo e sabedoria: “Quem cria, nasce todo dia”. Nossa amada Curitiba irá honrar para sempre o seu nome. Foi grande e foi nosso. Bendito seja seu Nome. Merece profundo respeito. Será homenageado com Concerto da Camerata de Curitiba, uma das suas criações mais notáveis”, comentou o prefeito.

O jornalista e escritor brasileiro de Maringá, Laurentino Gomes, relembrou os momentos ao lado do colega.

“Faleceu hoje, aos 83 anos, o arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná. Aqui estou eu, jovem repórter, entrevistando-o durante um baile de Carnaval de 40 anos atrás. Ambos cobertos de confetes e serpentinas.”

O governador reeleito de São Paulo, João Dória, prestou condolências à família.

“O Brasil perde um grande homem público, extraordinário arquiteto e urbanista. A morte do ex-governador do Paraná, Jaime Lerner, comove a todos. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos.”

Darci Piana, vice-governador do Paraná, demonstrou carinho nas redes sociais.

“Esta quinta-feira inicia com a triste notícia do falecimento do ex-governador Jaime Lerner, aos 84 anos. Ser humano de uma enorme grandeza e bondade, Jaime Lerner é referência mundial em urbanismo, a partir de sua inovadora gestão como prefeito de Curitiba, em seus três mandatos. O Paraná perde um dos maiores homens públicos de sua história. À família, meus sinceros sentimentos.”

O Senador do Paraná, Álvaro Dias, prestou homenagem.

“Jaime Lerner, ex-governador do Paraná, morre aos 83 anos. Ele foi arquiteto e urbanista, três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Paraná.”

Sérgio Moro, jurista, também prestou solidariedade à família de Lerner.

“Triste o falecimento do ex-Prefeito e ex-Governador Jaime Lerner. Minha solidariedade aos familiares. Como arquiteto, urbanista e gestor, fez de Curitiba uma referência positiva mundial.”

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.