Maioria apoia abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro, diz Datafolha

Por Eduardo Simões

Presidente Jair Bolsonaro durante cerimônia no Palácio do Planalto

SÃO PAULO (Reuters) – A maioria dos entrevistados em pesquisa Datafolha apoia a abertura de um processo de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro, a primeira vez que um levantamento do instituto apontou apoio superior a 50% à abertura de um processo de impedimento de Bolsonaro, publicou o jornal Folha de S.Paulo em seu site neste sábado.

De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados apoiam a abertura de um processo de impeachment contra Bolsonaro, ante 42% que se disseram contrários a tal medida. O percentual dos que não souberam responder foi de 4%.

Na pesquisa anterior, feita em maio, 49% eram favoráveis à abertura de processo de impeachment contra Bolsonaro, 46% eram contra e 4% não responderam.

O aumento do apoio à abertura de um processo de impedimento contra Bolsonaro, apontado pelo Datafolha, acontece em um momento em que o Brasil registra mais de 530 mil mortos pela Covid-19 e em que o presidente vê membros de seu governo envolvidos em suspeitas de irregularidades nas tratativas para compra de vacinas contra Covid-19, investigadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid no Senado.

Bolsonaro, que é ex-deputado federal, também teve o nome envolvido em suspeitas de desvio de recursos públicos por meio do esquema conhecido como rachadinha, quando parlamentares se apropriam de parte dos salários dos funcionários de seu gabinete.

O presidente ainda é alvo de um inquérito que apura se ele cometeu o crime de prevaricação, após o deputado federal Luís Miranda (DEM-DF) afirmar à CPI da Covid que o alertou sobre alegadas irregularidades envolvendo as negociações para compra da vacina indiana contra Covid-19 Covaxin. Neste sábado, Bolsonaro disse que tomou providências após o encontro com o deputado.

O Datafolha ouviu presencialmente 2.074 pessoas maiores de 16 anos, entre quarta e quinta-feira. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH6907Z-BASEIMAGE

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.