Moraes, do STF, abre inquérito por organização criminosa contra bolsonaristas

Por Ricardo Brito

REUTERS/Ueslei Marcelino

BRASÍLIA (Reuters) – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito para investigar a existência de uma organização criminosa com atuação digital que tinha como objetivo atentar contra a democracia formada por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro.

A providência foi adotada por Moraes no âmbito do chamado inquérito dos atos antidemocráticos.

“A análise dos fortes indícios e significativas provas apresentadas pela investigação realizada pela Polícia Federal aponta a existência de uma verdadeira organização criminosa, de forte atuação digital e com núcleos de produção, publicação, financiamento e político absolutamente semelhantes àqueles identificados no Inquérito 4781, com a nítida finalidade de atentar contra a Democracia e o Estado de Direito”, disse Moraes, na decisão.

No caso do inquérito dos atos antidemocráticos, Moraes acolheu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou o arquivamento dessa investigação.

A apuração, que foi aberta em abril do ano passado, tinha por objetivo apurar a realização e o financiamento de atos públicos com o objetivo de atentar contra instituições como o Supremo e o Congresso Nacional, iniciativa que contraria é crime e contraria a Constituição.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.