Projeto do IR pode ir a voto até mesmo nesta semana se tiver aceitação de bancadas, diz Lira

Por Maria Carolina Marcello

REUTERS/Adriano Machado

BRASÍLIA (Reuters) – O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta terça-feira que o projeto que estabelece mudanças no Imposto de Renda, uma das frentes do Congresso na reforma tributária, pode ir a voto até mesmo nesta semana, caso obtenha a aceitação das demais bancadas da Casa.

O parecer da proposta, um texto substitutivo do relator, Celso Sabino (PSDB-PA), foi apresentado nesta terça ao presidente da Câmara e a líderes governistas. Ele prevê uma prevê uma redução na tributação das empresas, mas manteve a taxação de 20% de dividendos, como na proposta original do governo.

“O texto do Sabino, nas lideranças, está ok. Ele agora vai começar a rodar. Quando eu digo lideranças, é com os líderes da base. Ele agora vai rodar nas bancadas”, disse Lira a jornalistas.

“A continuar no ritmo que foi hoje, e ele tendo sucesso, o texto pode estar pronto para votar, inclusive, essa semana. Em dois minutos o mercado avalia, as grandes empresas, os bancos, os produtores, os setores. Todo mundo ali tem seus departamentos tributários até bem robustos para fazer uma análise de como fica o quadro”, acrescentou.

O cenário mais provável, no entanto, é que a proposta seja votada pelo plenário da Casa no retorno do recesso parlamentar, no início de agosto, segundo Lira, assim como o outro projeto parte da reforma tributária que trata da CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços).

“A previsão normal de todos esses projetos é votar no começo de agosto, ate porque eles são projetos de lei, é maioria simples, não teria maior dificuldade”, afirmou.

O presidente da Câmara avalia que após a rodada de conversa com as bancadas, tanto da situação quanto de oposição, pode haver “algum ajuste” ao texto, que, segundo ele, já está “mais adequado para o momento da economia mundial” por “beneficiar o capital produtivo e taxar aquele especulativo ou aquele que tenha renda mais alta”.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.