Praças nos bairros Boqueirão e Santo Inácio recebem reforço na iluminação

Mais duas praças da cidade, dessa vez nos bairros Boqueirão e Santo Inácio, estão ganhando reforço nos sistemas de iluminação para ficarem mais claras, confortáveis e seguras para o lazer e o convívio social das comunidades. Equipes coordenadas pelo Departamento de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP) estão revitalizando os sistemas luminotécnicos na praça Hermann Görgen, no Boqueirão e na Praça do Saturno, no Santo Inácio.

Foto: Ricardo Marajó/ SMCS

Nos dois endereços os equipamentos estão sendo trocados por novos modelos, as luminárias convencionais (lâmpadas) foram substituídas por luminárias em tecnologia LED, mais eficientes e econômicas.

Os serviços em execução nas praças integram o programa da Prefeitura para garantir iluminação moderna e sustentável em toda a cidade.

“As praças são pontos onde famílias se encontram, passeiam, se exercitam, têm contato com a natureza e por isso investimos em iluminação mais moderna e econômica para promover maior sensação de segurança, bem-estar, deixar os locais mais bonitos e incentivar a preservação dos espaços”, diz o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Boqueirão

Localizada na esquina das ruas Diogo Mugiatti e Arthur Manoel Iwersen, no Boqueirão, a Praça Hermann Görgen recebeu quatro luminárias decorativas de 60W em um poste em fibra polimérico de 6 metros de altura e uma nova rede de comando. Oito refletores de 400W foram substituídos por seis unidades de 200W, que iluminam melhor consumindo menos energia.

A praça fica próxima a vários condomínios residências tradicionais da região, conta com um campo de areia com alambrado, parquinho para as crianças e bancos para aqueles eu procuram o espaço para descansar. A nova iluminação deixou mais claro também o ponto de ônibus em frente à praça, na Rua Arthur Manoel Iwersen, assegurando mais segurança e conforto aos usuários do transporte público.

Para a assistente social, Elizabete Santim de Mederiros, que a 22 anos ora no bairro, a nova iluminação da praça é um convite às práticas esportivas. “Estava escuro e eu me sentia insegura para caminhar. Agora ficou excelente, nota mil, um incentivo para a gente voltar a usar a praça”, conta Elizabete.

Demandas da população

O diretor do departamento de iluminação pública da Smop, Tony Malheiros, explica que a revisão dos sistemas de iluminação dos espaços públicos como as praças são constantes e na maioria das vezes partem de demandas apresentadas pela população.

“São serviços de modernização do sistema de iluminação que são realizadas a partir de projetos luminotécnicos específicos para cada local, considerando por exemplo, questões referentes à arborização e paisagismo dos espaços que influenciam na altura e modelo dos postes, existência de equipamentos de esporte e lazer como canchas de esporte, parquinho e área de convívio”, explica Malheiros.

Na praça Marco Antônio Malucelli, conhecida como praça do Conjunto Saturno, na Rua Capitão Domingos Castellano, no bairro Santo, foram trocadas 13 luminárias na ciclovia. Os equipamentos que eram de 100W de potência e foram substituídas por outras de 40W, uma economia de 60W por luminária.  O poste decorativo, que ficava na área mais periférica da praça foi substituído por um novo, e os dois super postes existentes entre a cancha de areia e pista de skate tiveram as antigas luminárias de 250W substituídas por oito novas luminárias LED de 90W.

O conjunto de iluminação valorizou a estrutura do espaço que abriga canchas de areia, parquinho, pista de skate, academia ao ar livre e uma pista asfáltica de caminhada, bastante usada principalmente pela turma da terceira idade. A praça também fica na passagem das famílias que tem crianças atendidas na Escola Municipal Paranaguá e Centro Municipal de Esporte e Lazer (CMEI)Saturno.

“Ficou foi muito bom. Gostamos muito da nova iluminação que era uma solicitação nossa para a Prefeitura. Somos um grupo que caminha diariamente na praça, logo cedinho, quando as vezes ainda é escuro, por isso estamos satisfeitos. E também porque ajudou o pessoal mais jovem que usa a quadra para jogos à noite”, conta a aposentada Fátima Mereci Batista Carraro, 61 anos, moradora do Jardim Saturno há mais de quatro décadas.

As caminhadas diárias da dona Fátima são feitas na companhia das amigas, todas vizinhas da praça. Além da atividade física o grupo se une na preservação da praça, ajudando a manter limpo o espaço. “Cuidamos da praça, juntamos o lixo deixado pelas pessoas que usam a praça nos fins de semana e esquecem de usar as lixeiras”, conta a moradora.   

Luz nos bairros

Em parques e praças das dez administrações regionais já foram feitas mais de 729 revitalizações, desde 2017. Somente no ano passado, 120 locais ficaram mais claros. Os avanços no parque de iluminação pública podem ser percebidos por toda a cidade.

Informações da PMC.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.