Preço do petróleo cai à mínima de 6 meses com cenário econômico; mercado aguarda acordo com Irã

Os preços do petróleo caíram cerca de 3% nesta terça-feira, para o menor nível desde antes da invasão da Ucrânia pela Rússia, com dados econômicos estimulando preocupações sobre uma possível recessão global, enquanto o mercado aguardava clareza nas negociações para reviver um acordo que poderia permitir mais exportações iranianas de petróleo.

Os contratos futuros de petróleo Brent caíram 2,76 dólar, ou 2,9%, para 92,34 dólares por barril. O contrato atingiu o menor patamar da sessão em 91,71 dólares por barril, a mínima desde 18 de fevereiro.

O petróleo bruto WTI, dos EUA, caiu 2,88 dólares, ou 3,2%, para 86,53 dólares por barril. O benchmark baixou para uma mínima de 85,73 dólares por barril, a menor nível desde 26 de janeiro.

A União Europeia está avaliando a resposta do Irã ao que o bloco chamou de sua proposta “final” para salvar um acordo nuclear de 2015 e consultando os Estados Unidos, disse um porta-voz da UE nesta terça-feira.

O Irã respondeu a proposta na segunda-feira, mas nenhuma das partes forneceu detalhes.

“Ainda não está claro o que o Irã disse à União Europeia na noite passada, então alguns itens complicados podem afetar o resultado do acordo nuclear”, disse o analista do UBS Giovanni Staunovo.