Prefeitura abre novo acolhimento para proteger pessoas do frio

A Prefeitura de Curitiba abriu uma nova unidade para acolher pessoas em situação de rua neste período em que as temperaturas são mais baixas na cidade.  A Casa de Passagem Rockfeller está instalada na Rua Rockfeller, 1.177, no Rebouças, e começou a funcionar no último sábado (15/5), quando teve início a Ação Inverno – Curitiba que Acolhe.

Prefeitura abre novo acolhimento para proteger pessoas do frio. Foto: André Wormsbecker

O atendimento na unidade é feito apenas a homens que foram abordados nas ruas e encaminhados pelas equipes da Fundação de Ação Social (FAS). Em função da pandemia da covid-19, os acolhidos podem permanecer no local 24 horas. São 100 vagas durante a noite e 50 vagas no período diurno.

Na casa de passagem, os acolhidos encontram espaço para fazer a higiene, receber roupas quentes e limpas, além de café da manhã, almoço e lanche da noite. O lanche facilita a alimentação principalmente daqueles que são encaminhados durante a noite e madrugada.

O presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, explica que a nova unidade faz o atendimento pontual de acolhimento, mas que todas as pessoas são orientadas sobre como acessar outros serviços de atendimento à população em situação de rua.

“Nosso objetivo é que elas se vinculem aos serviços e sejam acompanhadas pelas equipes técnicas e, com isso, possam fazer novos projetos de vida e deixar as ruas.”     

Estrutura

Neste ano, a Prefeitura mantém 15 abrigos oficiais – sendo dois deles para atendimento a pessoas com sintomas e com covid-19 – e 12 parceiros para acolhimento de pessoas em situação de rua, durante a Ação Inverno. Em cinco deles a pessoa pode procurar espontaneamente o serviço, sem que precise ser encaminhada pelas equipes técnicas.

Juntas, as unidades somam 1.601 vagas de acolhimento, que podem ser ampliadas conforme a demanda. Todas estão organizadas em conformidade com o protocolo de cuidados contra a covid-19, da Secretaria Municipal da Saúde.

“Todos os espaços estão estruturados para garantir o distanciamento social e seguem as medidas para prevenção e controle da transmissão do novo coronavírus”, diz Vilaruel.  

Ação Inverno

Durante a Ação Inverno, a FAS intensificará o trabalho de abordagem social nas noites em que a temperatura for igual ou menor a 9ºC. O trabalho será feito das 18h às 22h para que as pessoas sejam acolhidas antes do início da madrugada, quando as temperaturas costumam ser baixas.  

As equipes farão busca nas ruas e também atenderão às solicitações que chegam pelo 156, canal de comunicação da Prefeitura com a população.

Como acontece em todas as ações de inverno, nas noites mais frias, a FAS fará o monitoramento das pessoas que recusam atendimento – normalmente aquelas que possuem transtornos mentais -, para evitar o risco de hipotermia.

A população também pode ajudar a proteger a população em situação de rua. A FAS orienta que quem vir alguém nesta condição entre em contato por meio da Central 156 ou pelo aplicativo Curitiba 156.

Informações da Prefeitura Municipal de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.