Rosa Weber assume presidência do STF nesta segunda

A ministra Rosa Weber, de 73 anos, assume, na tarde desta segunda-feira (12), a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada, eleita no início de agosto, sucede o ministro Luiz Fux, que esteve à frente da Corte nos últimos dois anos. No total, 1,3 mil convidados são esperados para a cerimônia de posse.

Foto: Agência Brasil

Aprovada em primeiro lugar no vestibular para o curso de Direito na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1967, Weber já integrou o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre auxiliares e advogados, é dado que a magistrada mantenha, no STF, uma postura formal e discreta.

O mandato de Weber, no entanto, será curto, uma vez que ela ficará no cargo até outubro de 2023, quando completará 75 anos e deverá se aposentar. Com isso, não é provável que a ministra inicie grandes projetos no Judiciário, mas, como já disse à interlocutores, a intenção será voltada, sobretudo, à fortalecer o tribunal e devolver a liturgia à Corte.

Após se aposentar, o vice Luís Roberto Barroso deve assumir o cargo de comandante do STF. Ao contrário de Weber, o ministro costuma emitir críticas mais duras no setor político. 

Informações de SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.