Será que existe mesmo a lista de bloqueados para aqueles que negociam suas dívidas com bancos?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas que desejam negociar uma dívida bancária é sobre a suposta existência de uma lista de bloqueados que diminuiria o crédito de quem deseja no futuro conseguir um novo empréstimo ou financiamento

Mas o que é exatamente essa tal lista e será que ela realmente existe? Será que vale a pena arriscar-se para negociar uma dívida? Continue lendo e descubra. 

O que seria a lista de bloqueados ? 

Há muitos anos, circula um rumor de que os bancos manteriam uma lista de bloqueados , a qual incluiria os nomes dos clientes que negociassem dívidas bancárias ao invés de pagar as dívidas sem contestar os valores abusivos. 

Os incluídos nessa lista perderiam acesso a crédito bancário perdendo o alcance a diversas ferramentas financeiras: empréstimos, financiamentos, entre outros. 

Mas será que ela existe mesmo ou é apenas mais um boato carregado de desinformação? 

Uma lista de bloqueados não faz sentido 

A verdade é que a existência de uma “lista de bloqueados dos bancos” não é um fato. Essa suposta lista na verdade não existe. Na realidade, se ela fosse real, o mercado bancário seria extremamente restrito. 

Só durante o período da pandemia 18,7 milhões de contratos bancários foram negociados, ou seja, uma grande porcentagem da população economicamente ativa do país já negociou ou está negociando com bancos

Nesse sentido, seria improvável que as instituições financeiras que competem entre si por clientes negassem crédito a tantas pessoas e perdessem tantos clientes.

Se você ainda não está convencido, saiba que a existência de tal lista seria contra a lei ferindo o código de defesa do consumidor que no artigo 43 prevê que o consumidor deve ter acesso a todas as informações existentes em cadastros, fichas, registros ou a dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele. Além disso, o mesmo código diz que o consumidor deverá ser comunicado sobre a abertura de cadastros ou registro com seus dados. 

Dessa forma, se você deseja negociar uma dívida bancária, fique tranquilo, procure uma boa assessoria como a Solução Financeira que apresenta um histórico muito positivo de negociações com mais de 50 mil casos de sucesso e quite sua dívida com tranquilidade.