Sobe para 57 o número de mortos em enchentes no Brasil e milhares de desabrigados

Por Gram Slattery e Sérgio Queiroz

Foto: Diego Nigro/Prefeitura de Recife

RIO DE JANEIRO (Reuters) – Mais de 100 pessoas estão desaparecidas ou confirmadas como mortas no Brasil, disse o governo neste domingo, quando deslizamentos de terra e grandes inundações causadas por fortes chuvas atingiram vários bairros urbanos no nordeste do país.

Foi a quarta grande inundação em cinco meses, ressaltando a falta de planejamento urbano em bairros de baixa renda em grande parte do Brasil, onde as favelas são frequentemente construídas em encostas propensas a desmoronar. A destruição também ocorre quando os cientistas começam a questionar se os ciclos anormais de chuva na maior nação da América Latina podem ser resultado das mudanças climáticas.

Até a tarde de domingo, 56 pessoas haviam morrido no estado de Pernambuco e uma no estado vizinho de Alagoas, na região Nordeste, de acordo com uma mensagem postada no Twitter pela Defesa Civil Nacional, responsável pela gestão de emergências. Outras 56 pessoas em Pernambuco estavam desaparecidas.

Entre esses dois Estados, mais de 6.000 pessoas chegaram aos pontos de ajuda designados pelo governo e mais de 7.000 estavam hospedadas com amigos ou parentes, informou a Defesa Civil Federal.

Em um post no Twitter, o presidente brasileiro Jair Bolsonaro disse que chegaria a Recife, capital de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira.

“Nosso governo disponibilizou, desde o início, todos os meios, inclusive as Forças Armadas, para ajudar os atingidos”, escreveu.

No final de dezembro e início de janeiro, dezenas foram mortas e dezenas de milhares deslocados quando as chuvas atingiram o estado da Bahia, também localizado no Nordeste do Brasil. Pelo menos 18 morreram em inundações no estado de São Paulo no final de janeiro. Em fevereiro, chuvas torrenciais no estado do Rio de Janeiro mataram mais de 230.

(Reportagem de Gram Slattery)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.