Substituto de Boris Johnson deve ser anunciado em 5 de setembro

O Partido Conservador do Reino Unido informou que o substituto de Boris Johnson deve ser anunciado no dia 5 de setembro deste ano. O cargo de primeiro-ministro ficou aberto após a renúncia do britânico na última quinta-feira (7), pressionado por parlamentares e cidadãos diante de uma série de escândalos políticos.

O novo premiê será escolhido entre os candidatos que se apresentarem até esta terça-feira (12) e deverá tomar posse automaticamente, uma vez que o partido é majoritário na Câmara dos Comuns. A previsão da primeira votação é já para essa semana, mas processo será feito por forma de eliminação, até que restem apenas dois candidatos.

Em declaração, Johnson afirmou que não vai apoiar nenhum dos candidatos cotados, que já somam 11 figuras políticas. Segundo ele, um possível apoio público poderia prejudicar as possibilidades dos concorrentes e do processo de votação. No geral, os candidatos precisam do apoio de ao menos 20 dos 358 deputados para entrarem na disputa.

Apesar do processo ainda não ter começado formalmente, os políticos já iniciaram as campanhas, com cortes de impostos como uma das principais promessas. Atualmente, a inflação do Reino Unido chega a 9,1%, a maior dos últimos 40 anos, impactando principalmente o preço da energia, o que vem aumentando o custo de vida local.

Informações de SBT News