Os caminhos para a transformação digital efetiva nas pequenas empresas; vídeo

Pequenos negócios sofreram nos últimos anos com a crise gerada pela pandemia de covid-19 e precisaram se adaptar para tentar sobreviver. A principal aposta, na maioria dos casos, foi ingressar no mundo digital para manter a base de clientes e seguir relevante para o público.

Foto: Reprodução/Massa News

Esse processo de transformação digital, potencializado pela pandemia, também trouxe algumas armadilhas que podem complicar a situação do empreendedor.

O head de marketing da Nexcore Conversas Conectadas, Gabriel Pianaro de Souza, concedeu entrevista ao portal Massa News onde detalha esses aspectos que o empresário deve seguir para ter sucesso nesse processo.

Para ele, essa mudança precisa seguir pelo menos três passos fundamentais: mudança de mentalidade do dono do negócio, entender quais as melhores ferramentas e munir as ferramentas de informações.

“Nós somos resistentes, independentemente da idade, e primeiro passo para uma transformação digital pra qualquer negócio de qualquer porte, é exatamente o mindset”, explica o especialista. O segundo passo para uma transformação digital bem-sucedida é “entender qual a melhor tecnologia que se aplica ao seu negócio, fazer com que ela seja simples de operar e que ela funcione de dentro para fora”.

O consultor reforça que, durante a pandemia, as empresas se preocuparam em migrar para o online e fazer vendas pela internet, mas não estavam necessariamente preparadas para atender altas demandas. Por isso, ele explica que o segundo passo é encontrar essa tecnologia e aplica-la de dentro para fora da empresa, para que a estrutura esteja preparada para responder à altura do serviço prestado.

“O terceiro e último é o mais importante: não existe tecnologia no mundo se ela não for alimentada”, explica Pianaro. “Lógico, hoje temos muitas tecnologias que alimentam isso de forma automática, mas alguém precisa operar, alguém precisa preparar as funcionalidades”, complementa.

A entrevista completa com as principais dicas para pequenos empresários e microempreendedores está disponível nos canais do Massa News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.