Trabalho escravo: mulher trabalhava há 72 anos sem salário e sem descanso para família

Apesar da escravidão ter sido abolida em 1888, pessoas ainda vivem em condições análogas a escravidão no país. É o caso de uma mulher, de 85 anos, resgatada depois de trabalhar para uma mesma família há 72 anos.

Foto: Auditoria-fiscal do Trabalho

A senhora trabalhou para a mesma família por três gerações, todos os dias, sem descanso e sem salário. 

Os pais da vítima moravam na fazenda de Geraldo e Yvone Mattos Maia, em Vassouras, interior do Rio de Janeiro, onde a menina cresceu. Com 12 anos, ela se mudou para a casa do casal e começou a prestar serviços domésticos. Quando o casal morreu, a vítima foi para a casa dos filhos de Geraldo e Yvone, onde continuou exercendo os mesmos serviços. Atualmente, ela estava na residência de André Mattos Maia, filho do casal, no Cachambi, quando foi resgatada. 

De acordo com informações da Assistência Social da Prefeitura do Rio, a vítima nunca soube o que a vida poderia ter lhe proporcionado. Não namorou, estudou e nem teve oportunidade de constituir uma família.

Nascida em 12 de outubro de 1937, ela foi libertada somente no dia 15 de março deste ano. A diretora da central de idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cristiane Lessa relatou que ela não tem qualquer noção de que era escrava durante todos esses anos.

Segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, essa foi a exploração mais longa de uma pessoa, em situação de escravidão contemporânea no país, desde que o Brasil criou um sistema de fiscalização para enfrentar esse tipo de crime, em maio de 1995. 

“Você não diga que trabalhou para a minha mãe”, teria ameaçado o patrão

De acordo com o auditor fiscal do trabalho, Alexandre Lyra, parentes da mulher foram ouvidos e relataram que ela foi para o Rio com esperança de poder estudar. Relataram ainda que visitas e telefonemas eram controlados pelos patrões.

Na ação de resgate, a vítima ainda teria sido ameaçada pelo patrão, que teria dito: “você não diga que trabalhou para a minha mãe, senão você vai ferrar com ela”.

Segundo Lyra, que coordenou a ação, os empregadores afirmaram que os serviços domésticos não eram trabalho, mas uma colaboração voluntária no âmbito familiar.

O acompanhamento do caso é feito pela assistência social em conjunto com o projeto Ação Integrada, coordenado pela psicóloga social, Yasmim França. Ela conta que as vítimas, geralmente, não entendem que estão sendo exploradas e acreditam ter uma dívida de gratidão.

Segundo Yasmin, as vítimas se preocupam com o “patrões” e muitas vezes pedem para voltar para as casas. A psicóloga relata que isso é comum, porque é o único convívio social que a vítima conhece.

Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, em 2022, cinco mulheres  já foram resgatadas do trabalho escravo doméstico nos Estados do Rio Grande do Sul, Paraíba, Bahia, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há outras ações em andamento.

Trabalho escravo é crime no Brasil desde 1940

Das 1.937 pessoas em situação de escravidão resgatadas no país em 2021, 27 vítimas estavam no serviço doméstico. Em 2020, haviam sido apenas três. Desde 1940, o trabalho escravo virou crime no país.

Quatro elementos podem definir escravidão contemporânea: trabalho forçado – que envolve cerceamento do direito de ir e vir; servidão por dívida – um cativeiro atrelado a dívidas, muitas vezes fraudulentas; condições degradantes — trabalho que nega a dignidade humana, colocando em risco a saúde e a vida e jornada exaustiva — levar ao trabalhador ao completo esgotamento dado à intensidade da exploração, também colocando em risco sua saúde e vida.

Mais de 58 mil pessoas resgatadas em 27 anos

De acordo com o órgão, nos últimos 27 anos, 58.166 pessoas foram resgatadas pelo poder público. Em 2022, já foram resgatados 495 trabalhadores. A ação que resgatou a mulher, não identificada, começou em 21 de setembro de 2021, e ainda não terminou, uma vez que está em negociação o pagamento dos salários e direitos atrasados.

O resgate foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho do Rio e pelo Ministério Público do Trabalho na quinta-feira da semana passada, quando a idosa foi levada para um abrigo da Prefeitura do Rio, na Ilha do Governador, Zona Norte da cidade.

Com informações do portal SBT News.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.