Tropas russas se reúnem para nova ofensiva no leste da Ucrânia

LVIV, Ucrânia (Reuters) – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta segunda-feira que milhares de soldados russos estão se reunindo para uma nova ofensiva no leste, e a Rússia afirmou que não interromperá sua operação militar na Ucrânia para novas negociações de paz.

A inteligência britânica informou que as forças ucranianas já repeliram vários ataques russos nas regiões orientais.

As forças russas também estão pressionando para estabelecer o controle sobre a cidade portuária de Mariupol, no sul, o eixo entre as áreas controladas pelos russos a oeste e leste e já devastada por semanas de cerco e bombardeio.

“Há dezenas de milhares de mortos, mas mesmo assim, os russos não estão parando sua ofensiva”, disse Zelenskiy ao Parlamento sul-coreano por videolink. A Reuters não pôde verificar a precisão de sua estimativa.

Zelenskiy também apelou a Seul para fornecer ajuda militar ao seu país para reforçar a luta contra o ataque russo.

A invasão –que a Rússia chama de “operação militar especial”– deixou um rastro de morte ou destruição, provocando a condenação de países ocidentais e preocupação com as ambições mais amplas de Putin.

Cerca de um quarto da população de 44 milhões da Ucrânia foi forçada a deixar suas casas, cidades foram transformadas em escombros e milhares de pessoas foram mortas ou feridas — muitas delas civis.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse que o Kremlin não interromperá suas operações para qualquer nova rodada de negociações de paz, acusando Kiev de não retribuir em sessões anteriores.

Lavrov afirmou à televisão estatal que não vê motivo para não continuar com as negociações. Mas, embora o presidente russo, Vladimir Putin, tenha ordenado a suspensão da ação militar durante um primeiro turno de conversas em fevereiro, a posição de Moscou mudou, disse ele.

“Foi tomada a decisão de que durante as próximas rodadas de negociações não haveria pausa (na ação militar) enquanto um acordo final não for alcançado”, disse Lavrov.

Ao menos por enquanto, as forças russas abandonaram sua tentativa de capturar a capital Kiev, mas estão redobrando seus esforços no leste.

O Ministério da Defesa britânico disse que os bombardeios russos continuam nas regiões de Donetsk e Luhansk. Mas as forças ucranianas revidaram vários ataques e destruíram tanques, veículos e equipamentos de artilharia russos, segundo seu boletim regular de inteligência.

O governador de Luhansk, Serhiy Gaidai, falando à televisão ucraniana nesta segunda-feira, disse que os bombardeios na região estão aumentando dia a dia e pediu que os civis se retirem.

“Aqueles que queriam sair já foram embora, enquanto agora muitos estão em abrigos antibombas talvez com medo de sair dos abrigos ou com medo de perder seus pertences”, disse.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.