Variante Ômicron é dominante na Itália, diz entidade sanitária

Por Emilio Parodi

Foto: REUTERS/Guglielmo Mangiapane

MILÃO (Reuters) – A altamente contagiosa variante Ômicron do coronavírus é a cepa predominante hoje na Itália, afirmou o Instituto Nacional de Saúde (ISS) na sexta-feira, representando 81% dos casos em uma pesquisa relâmpago realizada no dia 3 de janeiro.

A pesquisa anterior havia mostrado que a Ômicron correspondia a 28% dos casos no dia 20 de dezembro.

“Na Itália, no dia 3 de janeiro, a variante Ômicron era a predominante, com uma prevalência estimada de 81%, enquanto a Delta estava em 18% das amostras testadas”, disse o ISS em nota.

A análise se baseia em 2.632 amostras testadas em 120 laboratórios e coletadas em todas as 21 regiões italianas e províncias autônomas, disse o Instituto.

A Itália, primeiro país ocidental a ser atingido pela pandemia de Covid-19 em 2020, tem visto o aumento de novas infecções e mortes nas últimas semanas.

O país reportou 184.615 casos de Covid-19 na quinta-feira, contra 196.224 no dia anterior, segundo o Ministério de Saúde, enquanto o número de mortes cresceu de 313 para 316.

O país registrou 140.188 mortes ligadas à Covid-19 desde o surto inicial em fevereiro de 2020, a segunda maior marca na Europa, atrás apenas do Reino Unido, e a nona do planeta. O país já reportou 8,15 milhões de casos até hoje.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.