Vendas de veículos têm queda de 6,6% em junho

As vendas de veículos no Brasil sofreram queda de 6,6% em junho, quando comparado com o mês anterior. Os dados, divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apontam para a venda de 309,5 mil unidades durante o período, sendo 133 mil automóveis e 106,7 mil motos.

Apesar do recuo, o comércio ficou 2,1% acima do registrado no mês de junho em 2021, cenário considerado “estável” pela entidade. Com isso, a média diária mensal das vendas de carros saltou de 5.550 unidades, em janeiro, para 8.270, em junho. O setor de motocicletas também apresentou um bom desempenho, com crescimento de 23% no mês.

“Se mantivermos a mesma média diária de junho, até o final deste ano, teremos um desempenho anual muito próximo ao resultado obtido no ano passado, numa estimativa moderada, já que o segundo semestre costuma ser melhor do que o primeiro, historicamente”, analisa o presidente da Fenabrave, Andreta Jr.

Segundo ele, a análise fez com que os especialistas revisassem as projeções para os emplacamentos de veículos em 2022. Para o setor em geral, a entidade que, em janeiro, estimava um aumento de 5,3% para as vendas de veículos, agora projeta que 2022 encerrará com uma alta de 5,5%.

Informações de SBT News