Vítimas de Mariana recebem decisão favorável por Justiça britânica

Foi publicada nesta sexta-feira (8) a decisão favorável para a tragédia de Mariana. O caso será decidido em tribunais britânicos, segundo a Corte de Apelação do Reino Unido. Há três anos, advogados brasileiros e ingleses travam uma batalha nos tribunais da Europa para que a BHP Billiton seja responsabilizada por um dos maiores desastres ambientais da história do Brasil.

Foto: Reprodução

O distrito de Bento Rodrigues foi totalmente devastado. Foram 19 vítimas que morreram em decorrência do rompimento da barragem Fundão, em 2015. Em números, mais de 700 quilômetros do rio Doce contaminados e 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos de minérios liberados.

Os advogados representantes dos brasileiros querem tratar do mérito do processo, de como vai acontecer o ressarcimento de todas pessoas envolvidas e cidades atingidas. Um dos sócios do escritório, Tomas Mousinho, diz que “o mundo é um só. Os eventos danosos podem acontecer em qualquer lugar. E os lucros ficam sempre concentrados em alguns lugares do globo. Então faz sentido responsabilizar quem lucra com danos potenciais”.

A BHP Billiton, com sede em Melbourne, na Austrália, e em Londres, pode apelar para a Suprema Corte do Reino Unido. Com a estratégia de alegar outros processos em curso no Brasil. Esse é um dos maiores pedidos de indenização do Reino Unido. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.