Volta às aulas presenciais na rede municipal de ensino será de forma gradativa em Foz

Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental de cinco escolas retomarão as atividades presenciais no dia 3 de maio; monitoramento será feito pela Vigilância Epidemiológica

O retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Ensino de Foz do Iguaçu está previsto para o dia 3 de maio, com turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de cinco escolas municipais. A volta gradativa dos alunos às salas de aula foi proposta pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 e será monitorada pela Secretaria de Saúde. 
Em live transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Foz do Iguaçu nesta quinta-feira (22), o prefeito Chico Brasileiro e a secretária municipal de Educação, Maria Justina da Silva, também anunciaram que, a partir de segunda-feira (26), poderão ser retomadas as aulas presenciais do terceiro ano do ensino médio nas instituições privadas, com limitação de 30% da capacidade. 

Imagem: Emerson Dias

O prefeito Chico Brasileiro comentou que o retorno acontece em um primeiro momento somente em algumas escolas para possibilitar um maior controle por parte da Secretaria de Saúde. “Esse monitoramento nos dará segurança para um próximo passo. O retorno destas cinco escolas já é uma vitória, mas para podermos voltar com todas, o desafio é muito grande. São 25 mil alunos e mais de 3 mil profissionais da educação. Precisamos agir dentro da realidade, com cautela e prioridade pela saúde, porque ainda estamos em pandemia”, disse o prefeito Chico Brasileiro. 

De acordo com a Secretaria de Educação, o retorno das aulas presenciais acontecerá, inicialmente, nas escolas Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler. 

No dia 30 de abril, alunos e professores farão testes de RT-PCR para um retorno seguro às atividades escolares no dia 03 de maio. Um membro da família deverá acompanhar o aluno no dia da testagem, que será organizada pela Vigilância em Saúde. 
“Definimos as escolas por região da cidade para podermos acompanhar também o funcionamento do transporte público e privado. Nossa ideia é retornar semanalmente com mais unidades até termos todas em funcionamento, mas tudo vai depender desta primeira análise”, disse a secretária de educação, Maria Justina da Silva. 

Protocolos de Prevenção:
O retorno dos alunos respeitará todos os protocolos de segurança em vigor, como o uso obrigatório de máscaras, distanciamento, higienização das mãos e limitação de 30% da capacidade das salas. Desta forma, as atividades serão no formato híbrido, com aulas presenciais e remotas, de acordo com o número de alunos por sala. 
O protocolo prevê, ainda, a aferição de temperatura na entrada da escola e implantação de tapetes sanitizantes para limpeza dos calçados. 

Profissionais da educação:
Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Educação distribuiu mais de 3 mil kits com materiais de apoio e equipamentos de proteção individual (EPIs) aos servidores das 50 escolas e 41 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Cada servidor recebeu uma mochila personalizada, agenda, máscaras e protetores faciais. Até a próxima semana, a SMED entregará jalecos para todos os profissionais da educação, inclusive estagiários. 
Os EPIs integram o Protocolo Sanitário, Administrativo e Pedagógico, que considera as medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Cada unidade escolar também recebeu um recurso emergencial do Governo Federal para as rotinas de higienização e desinfecção, incluindo a compra de álcool em gel e máscaras para aquelas crianças que não puderem dispor do equipamento de proteção. 

Aulas remotas:

A Secretaria de Educação mantém as aulas remotas e as atividades on-line para os alunos da rede pública. Os materiais são entregues quinzenalmente nas unidades escolares e os conteúdos também são disponibilizados em plataforma digital. 

Foz tem hoje 17.850 alunos matriculados em 50 escolas e 7.686 crianças matriculadas em 41 CMEIs.

Veja mais detalhes sobre este caso na reportagem completa do Destaque Foz do Iguaçu e região desta sexta-feira (23):

Informações da Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.