Vulcão entra em alerta de erupção e pode até causar tsunami no Brasil

Um vulcão que estava adormecido nas Ilhas Canárias entrou em alerta amarelo de erupção e, caso a atividade continue evoluindo, poderá até mesmo provocar um tsunami no Brasil. De acordo com o Portal MetSul, autoridades espanholas confirmaram que há chances reais de que o vulcão Cumbre Vieja entre em erupção na costa oeste da África e a atividade sísmica poderia gerar reflexos no litoral brasileiro.

O geólogo Mauro Gustavo Reese Filho afirma que existe a possibilidade de que uma erupção vulcânica na costa africana desestabiliza a ilha de La Palma e provoque ondas gigantes que teriam força para atingir países banhados pelo Oceano Atlântico, como é o caso do Brasil.

A preocupação ficou maior nos últimos dias porque o Instituto Geográfico Nacional da Espanha identificou abalos sísmicos na ilha nos últimos dias, embora o vulcão fosse considerado adormecido.

Apesar do alerta, a responsável pelo instituto nas Ilhas Canárias, Maria José Blanco, explicou que esse tipo de abalo é produzido em todos os sistemas vulcânicos, mas que na maioria dos casos não há risco de erupções.