Nova Zelândia registra fortes terremotos e tem alerta de tsunami

Por Praveen Menon

WELLINGTON (Reuters) – Foram emitidas ordens de retirada para neozelandeses que moram em algumas áreas da costa leste da Ilha Norte, após o terceiro terremoto na região na sexta-feira (horário local).

O mais recente foi um terremoto de magnitude 8,0 que atingiu as ilhas Kermadec, a nordeste da Ilha Norte da Nova Zelândia. Isso aconteceu logo após um terremoto de magnitude 7,4 na mesma região.

Anteriormente, outro grande terremoto, de magnitude 7,2, foi registrado cerca de 900 quilômetros de distância a leste da Ilha Norte e foi sentido por dezenas de milhares, causando alerta de tsunami, que foi retirado mais tarde.

A Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências (Nema) da Nova Zelândia emitiu um alerta de tsunami dizendo que as áreas ameaçadas iam da Baía das Ilhas a Whangarei, de Matata a Baía de Tolaga, incluindo Whakatane e Opotiki, e a Ilha da Grande Barreira.

“As pessoas perto da costa nestas áreas precisam se deslocar imediatamente para o terreno elevado mais próximo, fora de todas as zonas de retirada do tsunami, ou o mais longe possível no interior. NÃO FIQUEM EM CASA”, disse a Nema no Twitter.

“O terremoto pode não ter sido sentido em algumas dessas áreas, mas a retirada deve ser imediata, pois um tsunami com potencial de destruição é possível”, acrescentou.

Não havia ameaça de tsunami em outras regiões da Nova Zelândia nem relatos de danos de qualquer um dos terremotos.

(Reportagem de Praveen Menon em Wellington e Shubham Kalia em Bengaluru)

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.