Com atendimento focado para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), o novo Hospital de Pinhais teve autorização para início da construção nessa terça-feira (06). A estrutura do complexo conta 90 leitos. A assinatura da ordem para início de serviço foi dada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e a prefeita de Pinhais, Rosa Maria Colombo
Focado principalmente no atendimento neonatal, o hospital terá uma área de 14,2 mil metros quadrados. Além disso, 20 leitos serão de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais metade será para adultos e a outra metade para o cuidado com recém-nascidos. O atendimento do hospital será destinado 100% para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Funcionamento do novo Hospital de Pinhais
A estrutura será equipada com centro cirúrgico, incluindo salas obstétricas cirúrgicas, leitos de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) e centro para a realização de partos normais. Também haverá um pronto socorro obstétrico e um ambulatório com obstetrícia e centro de especialidades, além de estrutura de apoio para exames como diagnóstico por imagem, tomografia, raio-X, endoscopia e colonoscopia.
O novo hospital substituirá o atual Hospital Nossa Senhora da Luz de Pinhais, que possui baixa capacidade de atendimento, sem possibilidade de expansão, além de exigir deslocamento de pacientes de alto risco para outras unidades da Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Veja também:
- Paraná deve ampliar Teste do Pezinho para mais uma doença congênita
- Festival de Festa Junina começa na quarta (7) no Mercado Municipal
Além do aumento imediato de capacidade de atendimento médico municipal, com possibilidade de operações de alto risco e novas UTIs, o projeto do hospital prevê que ele pode ser ampliado no futuro em caso de aumento de demanda.