A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a volta da bandeira amarela para o mês de novembro, após meses com a bandeira vermelha, que elevou o valor da conta de luz.
Bandeira amarela em novembro
A mudança ocorre devido à melhora nas condições de geração de energia no país, principalmente em função do aumento no volume de chuvas. Com a bandeira amarela, a cobrança adicional na conta de luz é menor, o que significa um alívio no bolso dos consumidores.
O que significa a bandeira amarela?
A bandeira tarifária é um sistema criado pela Aneel para sinalizar os custos variáveis da geração de energia. A bandeira amarela indica que as condições de geração de energia estão melhores, mas ainda exigem atenção.
O aumento das chuvas nos últimos meses permitiu que as hidrelétricas aumentassem a geração de energia, reduzindo a necessidade de acionar as termoeletricas, que são mais caras.
LEIA TAMBÉM:
- Alerta de chuvas intensas atinge 100 cidades do Paraná: veja quais
- Veja o preço da gasolina em Curitiba neste final de semana
Mudança na conta de luz
Com a bandeira amarela, a cobrança adicional por quilowatt-hora (kWh) consumido é menor em comparação com a bandeira vermelha. Isso significa que sua conta de luz terá um valor menor.
A Aneel reforça que, mesmo com a bandeira amarela, é fundamental continuar economizando energia. As previsões climáticas ainda indicam um período de seca, e a economia de energia é essencial para garantir o abastecimento e evitar novas altas nas tarifas.